Grupo Anpla ganha novo líder comercial no setor de Infraestrutura Corporativa
Cada vez mais, é importante investir em uma equipe de trabalho qualificada. Nossa trajetória é marcada por esforço, dedicação e vontade de crescer constantemente. Pensando nisso, contratamos um reforço para compor a área de Infraestrutura Corporativa. Com a missão de reestruturar os processos comerciais e liderar o time em projetos que contribuam com a nossa evolução, o arquiteto Daniel Arten acaba de chegar a equipe.
Diante de um momento incerto para grandes construtoras, devido ao cenário político, empresas menores vem ganhando share de mercado, como é o caso do Grupo Anpla. Portanto, a entrada de Daniel tem grande importância. Isso acontece principalmente por se tratar de um especialista focado em conseguir resultados ainda mais assertivos para o mercado de infraestrutura.
Arquiteto e Urbanista formado pela Anhembi Morumbi com MBA em Gestão de Projetos e Negócios pela FMU, Daniel acumula experiência em trabalhos para grandes empresas como BMW, Bradesco, Natura, Burger King, Lojas Americanas, Oracle e Multiplan. Começou no ramo da construção civil trabalhando por conta própria, mas aproveitou a oportunidade na Concremat Engenharia, onde esteve por quase sete anos, para se aprofundar no gerenciamento de projetos e obras, atuando em todas as suas etapas, da concepção à entrega.
Foram quase dois meses até que Daniel assumisse a cadeira de Gerente Comercial de Infraestrutura Corporativa no Anpla, no mês de julho. O relacionamento prévio viabilizou a aceitação da proposta pelo arquiteto, que já havia trabalhado conosco em outras oportunidades, enquanto gerenciadora.
Para coletar mais detalhes sobre a entrada do arquiteto Daniel Arten no Grupo Anpla, nós fizemos questão de conversar com ele. Confira a entrevista na íntegra.
Qual será o seu papel aqui no grupo?
Assumi a Gerência Comercial na área de Infraestrutura Corporativa, sendo responsável pelos contratos, orçamentos e relacionamento com clientes. Estarei focado na captação e ampliação de negócios, desenvolvimento de parcerias com fornecedores, ampliação do nosso mercado de atuação, além da implantação de uma metodologia de trabalho baseada no PMbook, melhorias e desenvolvimento do departamento de orçamentos com suporte teórico-conceitual na Engenharia de Custos. Venho apoiar também nosso Diretor de Estratégia André Del Cid, na melhoria de processos, para que o Grupo Anpla melhore constantemente. Estamos passando ainda, por grandes mudanças e reformulação interna, pensando no futuro e no ganho de mercado.
Como sua atuação vai nos ajudar a crescer?
Vou colaborar com o crescimento efetivo do grupo para que ele se torne uma empresa maior, notada e reconhecida pelo mercado, pronta para atuar no desenvolvimento de projetos. Melhorando os processos comerciais, orçamentários, operacionais e buscando gerar negócios através da aplicação de novas soluções integradas de engenharia.
Quais são as metodologias de trabalho que estão em processo de implantação?
Em conjunto com o Gerente Operacional, André Baptista, estamos implantando o sigaA (Sistema Integrado de Gestão Anpla), redesenhando nosso fluxo de processos, implantando ferramentas de trabalho, controle e planejamento, que será utilizado para modificar e melhorar os processos internos em prática atualmente. O sigA, com nosso sistema de CRM e ERP (já implantados) contribuirão para mudanças e melhorias nos processos comerciais e operacionais, essenciais para o aumento de ganhos do Anpla.
Você já fechou novos contratos desde sua chegada?
Por mérito da equipe atual, fechamos novas obras com a Nestlé, Kroton Educacional, Nasa Laboratório de Medicina Diagnóstica e Fronius, além de outras negociações em andamento.
Qual é a sua perspectiva sobre o mercado de infraestrutura atual e num futuro próximo?
A situação da carteira de contratos das empresas da construção retrata bem o cenário do setor, que recebeu boas notícias, como a retomada dos investimentos no Minha Casa Minha Vida e a criação do Cartão Reforma. O setor varejista, por exemplo, que atua em diversas localidades em um mercado muito ativo, continua em constante mudança, seja em função de fusões, modernizações ou readequação dos espaços. Esse público é nosso foco de atuação, onde entregamos soluções integradas de engenharia. Temos hoje mais de 650 obras entregues para grandes empresas como Santander, Bradesco, Kroton, Instituto Mauá, Nestlé e buscamos dobrar esse volume em curto espaço de tempo.
O que o fez aceitar essa proposta de trabalho?
O desafio de fazer acontecer, de ajudar na construção da empresa nesta área de atuação e a possibilidade de fazer a diferença nos rumos do negócio fizeram com que eu tomasse essa decisão. Apesar de difícil, ter autonomia para tomada de decisões, estruturação e implementação de um novo sistema de trabalho, me atraíram bastante. Sei que tenho que enfrentar quebras de paradigmas, como as diferenças de estrutura e rotina de trabalho, mas vim pronto para fazer a diferença.
Qual é o seu objetivo no Grupo Anpla?
Alavancar e consolidar a área de negócios da Infraestrutura Corporativa no mercado. Com a minha experiência, quero agregar valor com a melhoria dos processos, visando maximizar os resultados para a empresa.