Manutenção preditiva de nobreaks: o que é e por que investir?
Você com certeza já ouviu o ditado popular que diz que “é melhor prevenir do que remediar”, mas talvez nunca tenha pensado que pode existir uma opção melhor que prevenir.
A manutenção preditiva é comumente confundida com a manutenção preventiva, mas apesar dos nomes quase iguais, elas são diferentes: enquanto a “preventiva” busca fazer vistorias e reparos periódicos e programados nos equipamentos, com o objetivo de evitar problemas, a “preditiva” analisa a condição de cada equipamento e faz os ajustes e previsões de forma customizada, prevendo possíveis problemas, sendo ainda mais efetiva que a preventiva.
Antecipação de problemas
Evitar que problemas aconteçam é fundamental para reduzir custos com reparos e eventuais paradas de equipamentos, mas não é apenas dessa forma que a manutenção preditiva funciona. Mais do que prevenir, ela antecipa possíveis problemas e cenários antes que se tornem críticos, reduzindo drasticamente o investimento em reparos e o número de episódios de quedas de energia ou parada de funcionamento.
Para que seja efetivo, este tipo de manutenção tem que analisar diversos fatores que envolvem o bom funcionamento de nobreaks e estabilizadores, que vão desde a limpeza e instalação adequada dos equipamentos, temperatura e vibração durante o funcionamento, até a integridade de peças com maior desgaste e monitoramento de desempenho em testes periódicos. Dessa forma é possível detectar anomalias no funcionamento e fazer ajustes antes que possam ocorrer problemas ou, até mesmo, a quebra do equipamento.
Uma mentalidade corporativa
Ao contrário das condutas de prevenção, quando se agenda uma vistoria de tempos em tempos, a manutenção preditiva precisa ser realizada com pensamento contínuo, sempre antecipando problemas e possíveis riscos ao funcionamento do equipamento. Sua realização deve fazer parte da rotina da empresa.
Para que seja implantada da forma correta, a manutenção preditiva deve ser encarada como uma filosofia na empresa e não apenas um processo rotineiro. É preciso manter as vistorias periódicas e o olhar vigilante sobre o bom funcionamento de nobreaks e estabilizadores para que seus equipamentos, datas centers e tudo que necessita de energia, não pare.
Pensando em resultados
Se aplicada da forma correta, esta modalidade de manutenção pode gerar diversos benefícios aos nobreaks e estabilizadores e ao seu negócio. Veja:
- Aumento do tempo de disponibilidade dos equipamentos;
- Antecipação da necessidade de reparos;
- Aumento da vida útil e confiabilidade;
- Diminuição da necessidade de desmontagens;
- Aumento do desempenho dos equipamentos;
- Previsão de interrupções de funcionamento;
- Redução nas paradas de emergência;
- Diminuição de custos com peças e componentes;
- Menor vulnerabilidade de equipamentos supridos por nobreaks e estabilizadores.