Energia Continuada

Como não perder dinheiro com queda de energia em sua empresa

Publicado: 17/01/19 Por: admin

Prezar pelo bom funcionamento dos no-breaks é essencial para que as empresas não sejam pegas de surpresa quando precisarem utilizar os equipamentos. E dentre os diversos tipos de manutenção existentes, o modelo de acompanhamento preventivo ainda é a melhor escolha. Mesmo assim, alguns mitos relacionados a valores ou negligência de alguns gestores, fazem com que esse cuidado seja deixado de lado.

Para tirar todas as dúvidas, fizemos uma entrevista com o nosso gerente comercial, Rafael Gamba, que explicou tudo manutenção preventiva. Confira.

O que é Manutenção Preventiva?

 

É uma manutenção onde você faz a programação para poder fazer testes no equipamento e evitar com que ocorram manutenções corretivas, tem a finalidade de fazer uma inspeção geral no equipamento, identificar o que está acontecendo com ele e já programar a substituição de peças caso seja necessário ou até a substituição de peças já definidas pelo fabricante.

 

Quais os benefícios de fazer a manutenção preventiva?

 

Com a manutenção preventiva você consegue evitar ou diminuir a probabilidade de parada em função de uma manutenção corretiva, então você fazendo bem feita a manutenção preventiva, periodicamente, dando espaço para que essa manutenção seja feita de acordo com os procedimentos pré estabelecidos, você consegue diminuir muito o risco de ter uma manutenção corretiva, onde o custo é muito maior, além de gerar prejuízos às cargas que estão ligadas a esse equipamento.

 

O que a falta de manutenção preventiva pode ocasionar em um nobreak ou na empresa?

 

Quando não se tem a manutenção preventiva, você acaba aumentando o risco de ter uma manutenção corretiva, o que faz com que seu custo fique muito maior e o risco para seu negócio também aumenta, porque quando se tem uma parada inesperada em função de uma falha que poderia ter sido evitada com a manutenção preventiva, você tem um prejuízo incalculável, pode passar um dia, algumas horas ou ser uma queda de minutos, que pode gerar prejuízos incalculáveis.

 

Como funciona o serviço de manutenção preventiva?

 

Quando fazemos um contrato de manutenção preventiva, nós fazemos um cronograma de manutenção baseado, nas condições dos equipamentos que a empresa tem, então dependendo das condições do local de instalação, ou o próprio bairro onde o equipamento está instalado em função da quantidade de quedas de energia que tem no local, se a sala é climatizada, o tipo do equipamento que ele tem, se é um equipamento que tem índice de falha maior ou menor, tudo isso faz com que a gente calcule quantas preventivas devem ser feitas ao longo do ano e em função disso, nós fazemos uma programação, um cronograma, definido entre as partes, porque muitas manutenções preventivas precisam ser realizadas com o desligamento da máquina, então tem que ser em um horário que a operação do cliente não esteja acontecendo, então nós fazemos essa programação, utilizando o procedimento de manutenção preventiva, baseado em cada equipamento, pois cada um têm seu padrão de manutenção, onde se tem que fazer em alguns casos análise via software, em outros as medições de alguns pontos, medições de baterias e todos os itens que cabem dentro do procedimento padrão daquele equipamento.

 

Muitas empresas não fazem manutenção preventiva, pois acham que acaba ficando um valor alto. Isso é verdade ou mito?

 

Isso é um mito, porque quando você faz uma manutenção preventiva, se evita a corretiva e que tenha todos aqueles prejuízos que eu comentei anteriormente. Porque as pessoas acham que é cara a manutenção preventiva? Por que naquele momento, ele não está sentindo a necessidade de fazer a manutenção, o problema dele não está ali ainda, ou ele não sabe daquele problema, então quando você não tem um problema, tudo fica caro, mesmo que seja um custo baixo. O grande problema, está na prioridade da visão do cliente em enxergar que essa manutenção é uma necessidade, que vai evitar que ele tenha um grande prejuízo, então é um mito sem dúvida.

 

Qual mensagem você passa para as empresas que têm nobreak, mas não fazem nenhum tipo de manutenção?

 

Eu sugiro que essas empresas consultem suas áreas técnicas e repensem esse procedimento, porque não há nenhuma empresa que não faz nenhum tipo de manutenção há a empresa que faz a manutenção preventiva  ou até a preditiva e a empresa que só faz corretiva e a corretiva é sempre a mais cara, então a empresa que acha que não faz nenhum tipo de manutenção é a empresa que vai fazer a corretiva, em um momento de emergência e vai pagar muito mais caro e o equipamento pode estar sendo prejudicado, como por exemplo, seu equipamento está com problema na ventoinha e de repente ela pode causar um problema de super aquecimento causando a queima de uma CPU do equipamento e a ventoinha tem um valor mínimo, comparado com o preço de uma CPU de uma máquina, então faça a manutenção programada que a longo prazo o custo é muito menor com a manutenção do seu equipamento.