Baterias

Evite custos e prejuízos – Bateria Estacionária x VRLA

Publicado: 07/08/19 Por: admin

Você conhece as principais diferenças entre a chamada bateria estacionária e a bateria VRLA?

As baterias estacionárias foram concebidas a partir de uma adaptação das baterias automotivas e, por isso, têm sua construção tão parecida com a bateria de carro. É também por esse motivo que recebe o nome popular de bateria estacionária.

Já as baterias VRLA têm como principal característica o fato de serem reguladas por válvulas e serem seladas, o que faz com que ela não exale quase nenhum gás, aproveitando quase 100% de seu eletrólito. Vale ressaltar, que ela também é uma bateria estacionária, mas possui características e mecanismos específicos.

 

A partir dessas caraterísticas principais, elaboramos uma tabela comparando essas baterias. Confira: 

 

Critério VRLA Estacionária
Aplicações Esse tipo de bateria é comumente utilizada em diversos tipos de equipamentos como nobreaks, sistemas de alarme, equipamentos médicos ou mesmo em circuito fechado de tv. Basicamente, qualquer equipamento elétrico e eletrônico pode receber. Apesar de também ser caracterizada pela versatilidade, no caso da bateria estacionária, existem algumas restrições quanto a sua aplicação. Ela não deve ser alocada em ambientes com pessoas ou outros equipamentos, uma vez que ela emite gases tóxicos e corrosivos. 
Vida Útil A vida útil de ambos os tipos de bateria é muito influenciada por diversos fatores, como marca, modelo, condições do ambiente e o quanto a bateria é exigida ao longo de sua vida útil. Mas, de forma geral, um bateria VRLA tende a durar de 5 a 10 anos.   Também sujeita aos diversos fatores, a vida útil da bateria estacionária é de, em média, 3 a 5 anos
Temperatura Ambos os tipos de bateria operam melhor e durante mais tempo quando estão em condições de temperatura de até 25°C. Contudo, a VRLA apresenta uma perda maior quando a temperatura ultrapassa esse número A bateria estacionária é mais resistente ao calor acima de 25°C. Portanto, tem uma perda menor nessas condições. 
Engenharia Como dissemos no início, a VRLA é selada, isso faz com que tenha um aproveitamento quase total dos gases. Isso também permite que ela seja transportada e utilizada em diferentes posições sem que haja risco de vazamento do líquido.

Outra característica da VRLA que contribui para sua maior segurança é a regulagem por válvula de alívio, anulando o risco de explosões em condições normais de trabalho. 

Em função de sua origem, a bateria estacionária têm a caixa quase idêntica às baterias automotivas. Por não ser selada, ela exala mais gases e, por isso, não deve ser alocada em ambientes com pessoas ou equipamentos sensíveis à corrosão. A bateria estacionária deve ser utilizada em apenas uma posição para funcione da maneira correta e não haja risco de derramamento.

A bateria estacionária comum não possui válvulas de alívio em situações de sobrecarga, gerando risco de explosão em alguns casos.

Capacidade Quando as baterias VRLA são comparadas com outras estacionárias de dimensões e peso semelhantes, a capacidade também se assemelha, variando um pouco dependendo de marcas e modelos.  Algo que precisa ser observado com atenção é que, diversas marcas de baterias estacionárias, divulgam um número de ampère-hora (Ah) muito maior. Mas na verdade, o que ocorre é que eles adotam uma curva de horas completamente diferente, a fim de induzir o comprador a pensar que seu produto tem uma capacidade maior.  
Custo-benefício Em geral, a VRLA ter um custo maior. Mas, se considerarmos outros fatores como vida útil e capacidade, esse tipo de bateria apresenta um custo-benefício melhor.   Apesar de ser mais barata, a bateria estacionária possui vida útil proporcional menor.

 

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