Evite custos e prejuízos – Bateria Estacionária x VRLA
Você conhece as principais diferenças entre a chamada bateria estacionária e a bateria VRLA?
As baterias estacionárias foram concebidas a partir de uma adaptação das baterias automotivas e, por isso, têm sua construção tão parecida com a bateria de carro. É também por esse motivo que recebe o nome popular de bateria estacionária.
Já as baterias VRLA têm como principal característica o fato de serem reguladas por válvulas e serem seladas, o que faz com que ela não exale quase nenhum gás, aproveitando quase 100% de seu eletrólito. Vale ressaltar, que ela também é uma bateria estacionária, mas possui características e mecanismos específicos.
A partir dessas caraterísticas principais, elaboramos uma tabela comparando essas baterias. Confira:
Critério | VRLA | Estacionária |
Aplicações | Esse tipo de bateria é comumente utilizada em diversos tipos de equipamentos como nobreaks, sistemas de alarme, equipamentos médicos ou mesmo em circuito fechado de tv. Basicamente, qualquer equipamento elétrico e eletrônico pode receber. | Apesar de também ser caracterizada pela versatilidade, no caso da bateria estacionária, existem algumas restrições quanto a sua aplicação. Ela não deve ser alocada em ambientes com pessoas ou outros equipamentos, uma vez que ela emite gases tóxicos e corrosivos. |
Vida Útil | A vida útil de ambos os tipos de bateria é muito influenciada por diversos fatores, como marca, modelo, condições do ambiente e o quanto a bateria é exigida ao longo de sua vida útil. Mas, de forma geral, um bateria VRLA tende a durar de 5 a 10 anos. | Também sujeita aos diversos fatores, a vida útil da bateria estacionária é de, em média, 3 a 5 anos. |
Temperatura | Ambos os tipos de bateria operam melhor e durante mais tempo quando estão em condições de temperatura de até 25°C. Contudo, a VRLA apresenta uma perda maior quando a temperatura ultrapassa esse número. | A bateria estacionária é mais resistente ao calor acima de 25°C. Portanto, tem uma perda menor nessas condições. |
Engenharia | Como dissemos no início, a VRLA é selada, isso faz com que tenha um aproveitamento quase total dos gases. Isso também permite que ela seja transportada e utilizada em diferentes posições sem que haja risco de vazamento do líquido.
Outra característica da VRLA que contribui para sua maior segurança é a regulagem por válvula de alívio, anulando o risco de explosões em condições normais de trabalho. |
Em função de sua origem, a bateria estacionária têm a caixa quase idêntica às baterias automotivas. Por não ser selada, ela exala mais gases e, por isso, não deve ser alocada em ambientes com pessoas ou equipamentos sensíveis à corrosão. A bateria estacionária deve ser utilizada em apenas uma posição para funcione da maneira correta e não haja risco de derramamento.
A bateria estacionária comum não possui válvulas de alívio em situações de sobrecarga, gerando risco de explosão em alguns casos. |
Capacidade | Quando as baterias VRLA são comparadas com outras estacionárias de dimensões e peso semelhantes, a capacidade também se assemelha, variando um pouco dependendo de marcas e modelos. | Algo que precisa ser observado com atenção é que, diversas marcas de baterias estacionárias, divulgam um número de ampère-hora (Ah) muito maior. Mas na verdade, o que ocorre é que eles adotam uma curva de horas completamente diferente, a fim de induzir o comprador a pensar que seu produto tem uma capacidade maior. |
Custo-benefício | Em geral, a VRLA ter um custo maior. Mas, se considerarmos outros fatores como vida útil e capacidade, esse tipo de bateria apresenta um custo-benefício melhor. | Apesar de ser mais barata, a bateria estacionária possui vida útil proporcional menor. |
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